Memorial Affonso Penna é um atrativo turístico e patrimônio de preservação da história do município de Santa Bárbara. O antigo casarão, que já passou por diversas intervenções internas e externas, foi o local onde nasceu o ex-presidente Affonso Augusto Moreira Penna.

Atualmente, o local funciona como um espaço de cultura e história, no qual o visitante tem a oportunidade de conhecer a trajetória política do ex-presidente, por meio de livros, jornais e quadros. No memorial, há também objetos pessoais do Affonso Penna, como uma pasta de couro e binóculo.

Affonso Penna nasceu em 30 de novembro de 1847, e foi o primeiro mineiro a assumir a presidência do Brasil. Seus restos mortais, que antes estavam no cemitério do Rio de Janeiro, foram transferidos para o jardim do Memorial.

Affonso Ausgusto Moreira Penna (Affonso Penna bisneto), bisneto do ex-presidente, doou ao Memorial arquivos históricos de grande valor, como a cópia de um ofício enviado pelo presidente em 1906 ao imperador chinês, informando sobre sua posse na presidência do Brasil, e também para fins de estreitamento das relações diplomáticas, culturais e comerciais entre China e o Brasil. O documento original está em exposição em um museu da China.

A entrada no Memorial é gratuita.

Confira algumas fotos do Memorial Affonso Penna

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here