Conhecida também como Capela Rosário dos Negros, a Igreja Nossa Senhora do Rosário está situada no Centro Histórico da cidade de Santa Barbara. O início de sua construção foi no ano de 1756, tendo como características, seu interior com piso de tabuado corrido, todo restaurado e os corredores em lajes de pedras.

O forro da igreja forma uma abóbada na nave central da capela-mor, e os painéis de madeira com pintura ornamental são destaque na estrutura. As pinturas no estilo rococó no forro da nave são outra riqueza da capela. Há figuras de santos negros em todos os quatro cantos da igreja, característica daquelas que pertencem à irmandade do Rosário.

Por imposição do Vaticano, durante vários anos as celebrações eram realizadas apenas para negros, mestiços e mulatos. Há relatos de que um antigo padre chamado Lucindo de Souza Coutinho, que morou no antigo casarão que hoje é a Casa da Cultura, utilizava um antigo túnel cavado por escravos fugidos para se deslocar de casa para a igreja, longe do olhar das pessoas.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Negros é tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal (CMDPC) e pelo Estadual (IEPHA) e é reconhecidamente uma das maiores riquezas da cidade.

Confira algumas fotos da Igreja Nossa Senhora do Rosário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here