Cascatinha, uma das belezas naturais de Minas Gerais

A Cascatinha é um dos atrativos naturais mais frequentados na Serra do Caraça. É composta por quatro quedas d’água e quatro piscinas. Para chegar até a Cascatinha, a partir do Santuário, é necessário fazer um percurso de 2 km de distância. O tempo estimado é de 20 a 30 minutos. A trilha não apresenta dificuldades ou obstáculos e há sinalização em alguns trechos da trilha. O percurso até a Cascatinha é bem aberto passando por trechos de mata atlântica e cerrado.

A Cascatinha é caracterizada por deslumbrantes paisagens valorizadas pelos turistas, e uma linda cascata. Nos períodos de tempo quente, a Cascatinha fica quase intransitável devido ao grande fluxo de visitantes. Há diversos tipos de públicos que visitam a Cascatinha. São desde visitantes da própria região que permanecem apenas um dia, até hóspedes que passam alguns dias hospedados na região e aproveitam os dias de lazer e descanso para conhecer os mais diversos atrativos possíveis.  A trilha da Cascatinha permite a entrada para outros atrativos como a Bocaina e a Prainha.

A Cascatinha é um atrativo recomendado para novos visitantes

Por ser um local de fácil acesso e apresentar trajeto pequeno, a Cascatinha atrai mães com filhos, ao contrário dos picos, que exigem maior esforço, preparo, além de um guia credenciado. Para os novos visitantes e turistas que estão conhecendo a região da Serra do Caraça, a Cascatinha é uma ótima opção para lazer e descanso, haja vista que trata-se de um atrativo próximo do Santuário. Existe uma indicação interna no Parque do Caraça indicando a necessidade de estar acompanhado de um guia credenciado para a realização de passeios acima de 6 km como o Campo de Fora e os picos existentes.

A Cascatinha é também a atração natural mais frequentada para as atividades de educação ambiental, bem como pelas visitas técnicas de colégio, universidades entre outras instituições de ensino.

A origem da Cascatinha

A Cascatinha é formada por águas puríssimas, e devido à presença do minério de ferro na região, sua coloração fica em um tom amarelado,  O local permite natação. A Cascatinha é como uma continuação da Cascatona, uma outra cachoeira que também faz parte do Caraça. A diferença entre as duas, como o próprio nome já diz, é que a Cascatinha é menor, possuindo uma queda de 40 metros, enquanto a Cascatona possui o dobro – 80 metros. É possível relaxar nas piscinas durante um bom tempo. O local é ideal para desfrutar da natureza e dos animais ameaçados em extinção, como macacos e esquilos.

A cachoeira é o trecho de um rio em que um desnível no leito fluvial ocasiona a queda de uma grande quantidade de água. As cachoeiras podem se concebidas também em decorrência dos movimentos na crosta da Terra que, consequentemente, causam a elevação ou rebaixamento de enormes blocos de rocha.A partir disso, paredões rochosos são constituídos sobre os quais os rios podem descer, criando cachoeiras.

O que os visitantes dizem sobre a Cascatinha?

Para quem não quer ser esforçar ou caminhar bastante, os visitantes indicam a Cascatinha como sendo local o ideal na Serra do Caraça para curtir a natureza e uma belíssima cachoeira. Os 20 minutos necessários para alcançar a cachoeira são compensados facilmente pela paisagem proporcionada pelo atrativo. Muitos dizem que a caminhada é muito prazerosa, com trilha bem sinalizada e de acesso prático. Em um dia de sol e muito calor, esta é a opção ideal para aqueles que querem tomar um banho refrescante.

  • A Cascatinha integra o Complexo do Santuário do Caraça.
  • Distância aproximada até a Cascatinha: 2 km.
  • Tempo aproximado até a Cascatinha: 20 a 30 minutos.

Confira algumas fotos da Cascatinha. Clique em uma imagem para ampliar: